03/03/2010

Terremoto no Chile pode ter encurtado duração dos dias, diz Nasa



Washington, 2 mar (EFE).-  segundo cientistas da Agência Espacial Americana (Nasa).
O pesquisador Richard Gross e seus colaboradores do Laboratório de Propulsão da Nasa avaliaram, com a ajuda de computadores, de que forma o abalo de 8,8 graus na escala Richter poderia ter alterado a rotação do planeta.

De acordo com o estudo, o tremor fez com que um dia na Terra passasse a ter 1,26 microssegundos - um microssegundo é a milionésima parte de um segundo - a menos.
Além disso, os cientistas chegaram à conclusão de que o eixo da Terra - sobre o qual a massa do planeta se mantém equilibrada e que é diferente do eixo norte-sul, de polo a polo - mudou em 2,7 milissegundos (cerca de oito centímetros).
Ainda segundo o cientista, o mesmo modelo de cálculo foi usado para fazer a mesma avaliação no caso do terremoto que atingiu a ilha de Sumatra (Indonésia) em 2004. Por causa daquele tremor de 9,1 graus na escala Richter, os dias foram reduzidos em 6,8 microsegundos, e o eixo do planeta sofreu redução de 2,32 milisegundos - cerca de 7 centímetros.
Gross afirmou que apesar do terremoto no Chile ter sido menor do que aquele, provocou mais alteração no eixo terrestre por ter ocorrido mais longe da linha do equador, e porque a falha geológica na qual aconteceu o terremoto chileno foi mais profunda e ocorreu em um ângulo ligeiramente mais acentuado do que a responsável pelo terremoto de Sumatra. EFE.

FONTE: http://br.noticias.yahoo.com/s/02032010/40/mundo-terremoto-no-chile-encurtado-duracao.html

8 comentários:

A Ficção do Real disse...

bom dia, amigos leitores.
Estou postando este comentariio para pedir aos leitores eventuais, não cadastrados, que adicionem o blog para ajudar na divulgação. Como podem notar, estamos com um número ainda pequeno de seguidores. Naturalmente, retribuirei seguindo o seu blog. Colaborem. O conteúdo é bem variado e interessante. As postagem são diárias ou semanais, dependendo dos temas de relevancia que surgem pelo mundo midiático.

Agradeç,o desde já!

Abraços

Marcia disse...

Olá Sávio!
Obrigada pelo convite para visitar o seu blog - gostei bastante! Achei super interessante a sua postagem, mas será confirmada essa alteracao no eixo do planeta?
Estou seguindo o seu blog, e gostaria que seguisses o meu também, para mim será muito importante tê-lo como seguidor.
Te deixo um grande abraco e votos de muita paz!

A Ficção do Real disse...

Oi, Marcia. Estou seguindo seu blog também. Obrigado pela visita. A casa é nossa!

Acredito que esse deslocamento já seja um fato confirmado. O eixo do planeta já se desloca naturalmente, o fenômeno desses seguidos terremotos têm, de forma imprevista, acelerado o que já era esperado pela ciência. Agora, a grande questão é: Caso esses tremores continuem ao redor do mundo, que consequências práticas teremos? Dias mais curtos? É uma questão a mais a refletir. parece que não conhecemos nosso planeta tão bem quanto pensávamos.

Grande abraço

Marcia disse...

POis é amigo, justamente essas perguntas gostaria de tê-lo feito - quais as consequências que isso poderá trazer para o nosso planeta!.. Agora a minha caixinha de seguidores ficou mais bonita, com a sua foto lá! Hehe!!
Abracos.

Zierley Jardim disse...

oi, sávio. tudo bem?
muito obrigado pela visita.
fique a vontade pra fazê-lo quando desejar.
como vc deve ter visto, é uma espécie de diário e exposição de minhas fotos. mas é bem sincero.
to seguindo "a ficção do real". também encontrei o "nuvem cigana". mas me parece que ele não tá ativo, procede? se não, me avise.
linda noite, meu brother.
abraço!

A Ficção do Real disse...

Oi, Zierley. Já estou seguindo seu blog. Gosto de fotos. Será um prazer ver as suas. Quanto ao blog "Nuvem Cigana", realmente ele está temporariamente inativo. É um blog de viagens. Espero poder atualizá-lo em breve com fotos de novas aventuras por aí.

Grande abraço e seja bem vindo. A casa é nossa!

Amana Raab disse...

Oi Sávio, adicionarei o seu blog, sim, tá bom?

Vou fazer isso na lista de blogs e serei sua seguidora, rs.

Mas, quando a postagem, eu tinha visto na TV... Fiquei feliz por finalmente termos presenciado algo de valor histórico [não falo das catástrofes, mas apenas da mudança no tempo - eu sei que é consequência, mas, não quero dizer que fico feliz com tragédias!]. Já estava a pensar no que iria dizer aos meus netos! Rsrs...

Biblicamente falando, esse é um dos sinais da volta de Cristo. Quase todos os sinais já estão aí... Será que chegamos a 2012? Hahaha...

Abraço :)

Luci disse...

Savio,
obrigada pela visita e comentário!
as mudanças (no eixo da terra) são despreziveis, numericamente falando... mas de alguma forma sentimos o efeito.
interessante..."efeito lambrosiano" pra quem sabe!
bjs
ps: eu sou de poços de caldas!mas vivo em campinas