03/03/2010

Terremoto no Chile pode ter encurtado duração dos dias, diz Nasa



Washington, 2 mar (EFE).-  segundo cientistas da Agência Espacial Americana (Nasa).
O pesquisador Richard Gross e seus colaboradores do Laboratório de Propulsão da Nasa avaliaram, com a ajuda de computadores, de que forma o abalo de 8,8 graus na escala Richter poderia ter alterado a rotação do planeta.

De acordo com o estudo, o tremor fez com que um dia na Terra passasse a ter 1,26 microssegundos - um microssegundo é a milionésima parte de um segundo - a menos.
Além disso, os cientistas chegaram à conclusão de que o eixo da Terra - sobre o qual a massa do planeta se mantém equilibrada e que é diferente do eixo norte-sul, de polo a polo - mudou em 2,7 milissegundos (cerca de oito centímetros).
Ainda segundo o cientista, o mesmo modelo de cálculo foi usado para fazer a mesma avaliação no caso do terremoto que atingiu a ilha de Sumatra (Indonésia) em 2004. Por causa daquele tremor de 9,1 graus na escala Richter, os dias foram reduzidos em 6,8 microsegundos, e o eixo do planeta sofreu redução de 2,32 milisegundos - cerca de 7 centímetros.
Gross afirmou que apesar do terremoto no Chile ter sido menor do que aquele, provocou mais alteração no eixo terrestre por ter ocorrido mais longe da linha do equador, e porque a falha geológica na qual aconteceu o terremoto chileno foi mais profunda e ocorreu em um ângulo ligeiramente mais acentuado do que a responsável pelo terremoto de Sumatra. EFE.

FONTE: http://br.noticias.yahoo.com/s/02032010/40/mundo-terremoto-no-chile-encurtado-duracao.html

8 comentários:

Sávio Damato disse...

bom dia, amigos leitores.
Estou postando este comentariio para pedir aos leitores eventuais, não cadastrados, que adicionem o blog para ajudar na divulgação. Como podem notar, estamos com um número ainda pequeno de seguidores. Naturalmente, retribuirei seguindo o seu blog. Colaborem. O conteúdo é bem variado e interessante. As postagem são diárias ou semanais, dependendo dos temas de relevancia que surgem pelo mundo midiático.

Agradeç,o desde já!

Abraços

Marcia disse...

Olá Sávio!
Obrigada pelo convite para visitar o seu blog - gostei bastante! Achei super interessante a sua postagem, mas será confirmada essa alteracao no eixo do planeta?
Estou seguindo o seu blog, e gostaria que seguisses o meu também, para mim será muito importante tê-lo como seguidor.
Te deixo um grande abraco e votos de muita paz!

Sávio Damato disse...

Oi, Marcia. Estou seguindo seu blog também. Obrigado pela visita. A casa é nossa!

Acredito que esse deslocamento já seja um fato confirmado. O eixo do planeta já se desloca naturalmente, o fenômeno desses seguidos terremotos têm, de forma imprevista, acelerado o que já era esperado pela ciência. Agora, a grande questão é: Caso esses tremores continuem ao redor do mundo, que consequências práticas teremos? Dias mais curtos? É uma questão a mais a refletir. parece que não conhecemos nosso planeta tão bem quanto pensávamos.

Grande abraço

Marcia disse...

POis é amigo, justamente essas perguntas gostaria de tê-lo feito - quais as consequências que isso poderá trazer para o nosso planeta!.. Agora a minha caixinha de seguidores ficou mais bonita, com a sua foto lá! Hehe!!
Abracos.

zierley jardim disse...

oi, sávio. tudo bem?
muito obrigado pela visita.
fique a vontade pra fazê-lo quando desejar.
como vc deve ter visto, é uma espécie de diário e exposição de minhas fotos. mas é bem sincero.
to seguindo "a ficção do real". também encontrei o "nuvem cigana". mas me parece que ele não tá ativo, procede? se não, me avise.
linda noite, meu brother.
abraço!

Sávio Damato disse...

Oi, Zierley. Já estou seguindo seu blog. Gosto de fotos. Será um prazer ver as suas. Quanto ao blog "Nuvem Cigana", realmente ele está temporariamente inativo. É um blog de viagens. Espero poder atualizá-lo em breve com fotos de novas aventuras por aí.

Grande abraço e seja bem vindo. A casa é nossa!

Manah disse...

Oi Sávio, adicionarei o seu blog, sim, tá bom?

Vou fazer isso na lista de blogs e serei sua seguidora, rs.

Mas, quando a postagem, eu tinha visto na TV... Fiquei feliz por finalmente termos presenciado algo de valor histórico [não falo das catástrofes, mas apenas da mudança no tempo - eu sei que é consequência, mas, não quero dizer que fico feliz com tragédias!]. Já estava a pensar no que iria dizer aos meus netos! Rsrs...

Biblicamente falando, esse é um dos sinais da volta de Cristo. Quase todos os sinais já estão aí... Será que chegamos a 2012? Hahaha...

Abraço :)

Luci disse...

Savio,
obrigada pela visita e comentário!
as mudanças (no eixo da terra) são despreziveis, numericamente falando... mas de alguma forma sentimos o efeito.
interessante..."efeito lambrosiano" pra quem sabe!
bjs
ps: eu sou de poços de caldas!mas vivo em campinas

Blog Widget by LinkWithin