30/08/2009

SE O CÉREBRO ABRIGA O QUE SOMOS, CRIAR CÓPIAS VIRTUAIS DELE PODE SER O PASSAPORTE PARA UMA CONSCIÊNCIA INDESTRUTÍVEL. (Vejam também o vídeo acoplado)

-->
ESTE CORPO NÃO TE PERTENCE MAIS!

 
Alguém poderia lhe dizer, quando o upload de sua mente em um robô for concluído com sucesso, numa espécie de reencarnação cibernética que poderá torná-lo imortal. Maluquice? É só uma questão de deixar a imaginação fluir e seguir o raciocínio de alguns cientistas que acreditam que um dia, ainda muito distante, o transplante de mente será viável.
            Já dá para perceber que fazer o upload da mente inteira para uma máquina será fichinha se comparado ao download do sistema que roda em nosso cérebro e cujas especificações ainda mal conhecemos. Se bem que este último detalhe não  preocupa o americano Ray Kurzweil, um dos mais importantes teóricos do assunto. Segundo ele, não será preciso decifrar todo o funcionamento mental para poder copiá-lo. O grande desafio é a cópia em si, ou melhor, a ferramenta que dará conta de reproduzir fielmente o emaranhado dinâmico de redes neurais do cérebro humano em redes de inteligência artificial de computadores.
REENGENHARIA PÓSTUMA
            Uma dessa possíveis ferramentas é  a ressonância magnética (RM). Não a que temos hoje, mas uma bem mais sofisticada, que revele a arquitetura neural até o nível molecular. Ela poderia ser usada de forma invasiva ou não invasiva. No primeiro caso, trata-se de um procedimento pos-morte, em que fatias finíssimas do cérebro seriam escaneadas. Depois, as informações seriam integradas para a construção da rede artificial, e a mente do falecido ressuscitaria num disco rígido. O problema é que o cérebro precisaria estar intacto, e ninguém sabe em que circunstâncias vai morrer. Um acidente que cause perda parcial ou total do cérebro ou uma doença neurodegenerativa das mais graves, como o mal de Alzheimer, por exemplo, poderiam arruinar os planos do candidato ao transplante.
            Por isso, os métodos não invasivos devem ser preferíveis. Além do mais, com o sujeito vivo, o cérebro em ação seria escaneado, o que melhoraria a qualidade da cópia. Hans Moravec, da Universidade Carnegie Mellon (EUA), descreve uma cena desse tipo em seu livro Homens e Robôs. Você está consciente numa sala de operação e um robô, que também é um equipamento de RM, escaneia seu cérebro e ao mesmo tempo escreve o programa que é uma réplica do seu funcionamento mental (isso pode demorar algumas horas, mas o que é um tempinho desses diante da grande promessa da imortalidade?). O programa é então instalado e testado num computador. Sua mente está duplicada e o robô-cirugrião checa se você está satisfeito.
            Supondo Que esteja tudo certo, sua mente artificial pode ser transferida para um andróide (até lá eles serão idênticos a nós, ou quase). Resta saber o que será feito de você em carne e osso. Opção 1: dispensar o corpo e curtir as delícias da imortalidade como um ciborgue. Opção 2: esperar pela morte natural para só depois usar o backup mental – neste caso, tudo o que passar por seu cérebro depois da cópia será perdido, mas isso pode trazer conflitos de identidade. Nem é preciso dizer que as implicações éticas do transplante de mente, se um dia for realizado, serão gigantescas.
                FONTE: SUPER INTERESSANTE: A ciência do impossível. 33 Coisas que parecem irreais, mas não são!
ABAIXO SEGUEM 3 VÍDEOS DE UMA EXPERIÊNCIA REAL, OCORRIDA EM 1940 NA RÚSSIA, DE UMA ESPÉCIA  DE TRANSPLANTE DE CABEÇA E RESSUSCITAÇÃO DE UM CACHORRO. 
Para os de nervos mais sensíveis, não recomento. 
Para os demais é de grande valor, visando ampliar nossas reflexões em torno do tema da imortalidade física. As falas estão em inglês, mas a observação do procedimento cirúrgico dispensa narrativas.



FONTE: http://super.abril.com.br/ciencia/transplante-mente-619263.shtml
http://ahduvido.com.br/imortalidade-tudo-sobre-o-tema








3 comentários:

Anônimo disse...

Mano, teu blog ficou muito 10.

gostei mesmo...

era muito bom e ficou ainda melhor...

tem um amigo meu que diz uma frase que nunca esqueço..

"Nada é tão bom que nao pode ser melhorado."
---
ja add seu banner e valew por add o meu...

grande abraço e muito sucesso...

...Cotidiano...

Aмbзr Ѽ disse...

show de bola essa reportagem

Blog Suicide Virgin

Marcoso disse...

adicionamos seu banner valeu parceiro