15/06/2010

Quantidade de água na Lua é maior do que se pensava



A quantidade de água na superfície lunar é maior do que os astrônomos pensavam, revelou um estudo divulgado na segunda-feira. As recentes missões à Lua revelaram a presença de gelo nas sombras das crateras, e também sob a poeira lunar. "A água pode ser onipresente no interior lunar", afirmaram os pesquisadores à revista Proceedings, da Academia Nacional de Ciências dos Estados Unidos.
"Por mais de 40 anos pensamos na Lua como seca", disse Francis McCubbin, do Instituto Carnegie, de Washington, que liderou o estudo. "Descobrimos que o conteúdo mínimo de água variava de 64 partes por bilhão a 5 partes por milhão - pelo menos duas ordens de magnitude maior do que os resultados anteriores."
A água não está imediatamente acessível - ela está incorporada ao interior rochoso da Lua, segundo o relatório. Hoje, a maioria dos cientistas acredita que a Lua se formou quando um objeto do tamanho de Marte colidiu com a Terra, ejetando um material que se aglutinou e começou a orbitar o planeta, 4,5 bilhões de anos atrás.
Houve formação de magma nesse processo, e algumas moléculas de água podem ter sido preservadas conforme o magma esfriava e se cristalizava. Os pesquisadores examinaram amostras recolhidas há 40 anos durante as missões lunares Apolo. Rochas do tipo mais comum no interior contêm evidências químicas de compostos de hidrogênio e oxigênio que indicam a presença de água.
"As concentrações são muito baixas e, por isso, foram até recentemente quase impossíveis de detectar", disse em nota Bradley Jolliff, da Universidade de Washington, em Saint Louis, que trabalhou na pesquisa. "Podemos agora finalmente começar a considerar as implicações e a origem da água no interior da Lua."
(Com agência Reuters)

fonte: http://veja.abril.com.br/noticia/ciencia-tecnologia/quantidade-agua-lua-maior-se-pensava-569777.shtml?utm_source=twitterfeed&utm_medium=twitter

2 comentários:

ANGELICA LINS disse...

Achei SUPER interessante teu blog.
Parabéns!

Abraços
Estarei por aqui.

A Ficção do Real disse...

Obrigado,Angélica.
Seja bem vinda! A casa é nossa.