19/04/2010

Cérebro é incapaz de fazer mais do que duas coisas ao mesmo tempo, conclui estudo



Realizar duas tarefas ao mesmo tempo é possível, mas adicionar uma terceira sobrecarrega o cérebro, revelou recente estudo publicado no periódico Science. Segundo pesquisa realizada na Ecole Normale Superieure de Paris, isso explica por que as pessoas não conseguem fazer muitas coisas ao mesmo tempo.

Para entender como o cérebro processa tais informações, os cientistas reuniram 32 voluntários, entre homens e mulheres, atribuindo-lhes diferentes tarefas. Enquanto isso, suas atividades cerebrais eram mensuradas com exames de ressonância magnética, identificando as áreas da mente estimuladas.  
Segundo o jornal britânico Daily Telegraph, os cientistas concluíram que o lobo frontal – responsável pelas funções cerebrais sofisticadas – é capaz de dividir entre os hemisférios da direita e esquerda duas diferentes tarefas. Contudo, ao adicionarmos outra atividade, o cérebro não é capaz de direcioná-la, confundindo todos os processos. "Os dois lobos frontais normalmente agem em conjunto, mas são capazes de se dividir para atingir objetivos independentes", explicou o estudo. 
As conclusões da pesquisa vão além da descoberta: "Agora também estaremos mais próximos de estabelecer os limites da cognição humana, esclarecendo como agem os mecanismos de tomada de decisão e das habilidades de raciocínio", expôs o artigo.

FONTE: http://veja.abril.com.br/noticia/ciencia-tecnologia/cerebro-incapaz-fazer-mais-duas-coisas-ao-mesmo-tempo-conclui-estudo-550167.shtml

Nenhum comentário:

Blog Widget by LinkWithin