04/09/2009

Tatuagens do futuro podem ser 'mutantes' e até exibir filmes, dizem cientistas

Pesquisadores de universidade nos EUA criam tela flexível com nanotubos. Protótipo também poderão servir para criação de 'papel eletrônico'.

 Hsaioh-Kang Chang (à esq.) e Fumiaki Ishikawa mostram protótipo de tela digital flexível. (Foto: Divulgação/USC Viterbi School of Engineering)
Quer fazer uma tatuagem, mas está indeciso quanto ao desenho escolhido? A evolução tecnológica pode resolver este problema em breve. Cientistas da University of South California (USC), nos EUA, criaram um método para criar discos transparentes e ultrafinos capazes de emitir luz e produzir imagens.

Trata-se de uma estrutura de plástico recheada com transistores feitos a partir de nanotubos de carbono. Ligados a OLEDs - diodos orgânicos emissores de luz -, os nanotubos são capazes de produzir imagens como em uma TV de alta definição.

Por enquanto, o protótipo construído pela escola de engenharia da USC é um disco de cerca de 13 cm de diâmetro. Os criadores afirmam que, em breve, a técnica poderá servir para diversos usos, como a criação de roupas que mudam de cor, avisos, sinalizações e até sistemas de navegação via GPS inseridos no pára-brisas de automóveis.

Outro uso importante é na fabricação dos chamados "jornais eletrônicos". São sistemas que têm a forma de folhas de papel, mas que, como uma tela de computador, podem exibir informações diferentes a cada momento. Pequenas e orgânicas, as folhas também poderiam ser inseridas na pele humana, criando tatuagens que podem ser alteradas por computador ou mesmo tattoos "dinâmicas", como filmes.

"Os nanotubos têm potencial para funcionar como telas transparentes para os eletrônicos do futuro", diz o pesquisador Hsaioh-Kang Chang, um dos responsáveis pelo projeto. 

FONTE:http://g1.globo.com/Noticias/Tecnologia/0,,MUL934584-6174,00-TATUAGENS+DO+FUTURO+PODEM+SER+MUTANTES+E+ATE+EXIBIR+FILMES+DIZEM+CIENTISTAS.html

 Display monocromático implantado sob a pele

Display monocromático implantado sob a pele poderá mostrar, no futuro, informações médicas, o nome de quem está chamando no celular ou imagens interativas.
Um engenheiro norte-americano desenvolveu um conceito de um monitor sem fio movido a sangue que pode revolucionar a medicina e, quem sabe, as artes. Batizado de “Digital Tatoo Interface”, o dispositivo consistiria em uma fina tela composta de silício e silicone. Enrolada como um tubo, ele seria inserido no braço através de uma pequena incisão, e desenrolado em um espaço entre a camada muscular e a superfície da pele.
Em sua superfície, haveria uma microscópica matriz de esferas de tinta que podem ser manipuladas e mudar de cor com uma carga elétrica, se comportando como pixels em um monitor. Controlando um campo elétrico e quais esferas estão pretas ou transparentes, seria possível formar imagens na superfície da tela, visíveis através da pele como uma tatuagem dinâmica e interativa. O conceito é similar ao já utilizado em produtos baseados na tatuagem de papel eletrônico (e-Ink, ou e-Paper), como o leitor de e-Books Kindle, da Amazon.
A eletricidade necessária para o funcionamento do aparelho viria do próprio sangue do usuário: dois tubos, ligados a uma artéria e uma veia, circulariam sangue através de uma minúscula bomba, que converteria a glicose (açúcar) no sangue em energia elétrica. O dispositivo poderia se comunicar com outros aparelhos, de equipamentos médicos a telefones celulares, via Bluetooth. Em vez de tirar o celular do bolso para ver quem está ligando, bastaria olhar para o próprio braço.
O produto, por enquanto, ainda é apenas um conceito. Mas pelo menos parte da tecnologia necessária já é realidade: pesquisadores japoneses já desenvolveram uma minúscula bateria, do tamanho de uma moeda, capaz de produzir 0.2 miliwatts de energia elétrica a partir de substâncias encontradas no sangue do usuário.


FONTE: http://74.125.93.132/search?q=cache:8QatLuoKSysJ:www.ratecnologia.com.br/blog/%3Fcat%3D3+tatuagem+dinamica+jap%C3%A3o+tecnologia&cd=3&hl=pt-BR&ct=clnk

3 comentários:

Aмbзr Girℓ ⅞ disse...

kkk

sinistro.

Everson Russo disse...

Bom dia meu amigo, venho agradecer sua visita ao Livro dos Dias, volte sempre que puder e desejar,,,um forte abraço e um belo dia de paz.

Everson Russo disse...

Um forte abraço amigo e um belo dia pra ti.

Blog Widget by LinkWithin